Nossa Igreja

Nossa Igreja
Endereço: Rodovia RJ 140 km 1, 2360 - Fluminiense - São Pedro da Aldeia - RJ (Próximo a entrada da Base Aérea Naval - SPA-RJ) Venha nos fazer uma visita, a sua presença será uma honra para nós. Deus seja contigo.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Inigualável é o Senhor Jesus.

"De longe me deixou ver o Senhor dizendo com grande amor eterno eu te amei e com benignidade te atrai".
Jeremias 31.3

Quem sou eu

Minha foto
Sou pastor da Igreja Vida Nova, Casado com uma mulher espetacular pastora Rutemberg e temos dois frutos lindos dessa união Esther e a Débora. Sou um servo do Senhor, que procuro pregar e viver a palavra de forma clara e transparente afim de alcançar vidas para o Senhor Jesus.

Tudo posso em Cristo Jesus.

Tudo posso em Cristo Jesus.

Família Pastoral

Família Pastoral

CARÁTER CRISTÃO: O FRUTO DA ALMA

Quem é você quando ninguém está olhando?

Estamos vivendo nos últimos tempos, quando Jesus poderá vir a qualquer momento. No entanto, se Ele demorar, a Igreja provavelmente enfrentará perseguição mais intensa. Eu acredito que a habilidade de resistir à perseguição gira em torno do que chamamos de “Caráter Cristão”.

Nosso caráter está relacionado com quem somos quando ninguém está olhando. Nossa reputação, por outro lado, diz respeito à nossa conduta como é vista ou percebida por outros. “Boa” conduta sem caráter se torna hipocrisia. Isto foi revelado à igreja em Sardo: “Ao anjo da Igreja que está em Sardo escreve: Isto diz o que tem os sete Espíritos de Deus, e as sete estrelas: Eu sei as tuas obras, que tens nome de que vives, e estás morto!” (Apocalipse 3:1).

O livro de Apocalipse foi escrito, de certa forma, como uma profecia dos últimos tempos. Também foi dado como uma advertência para a Igreja. Nós, como cristãos, somos a Igreja. Já que Jesus pode vir a qualquer momento, nós temos que prestar atenção às advertências. A mensagem de Deus para os de Sardo era que eles tinham um nome – uma boa reputação – porém estavam mortos. Eles estavam vivendo em hipocrisia. Um bom nome é importante e nós queremos tê-lo. A base da nossa reputação, no entanto, deve ser a de um Caráter Cristão. Isso é o que nos ajudará a resistir a qualquer perseguição que nós tenhamos que enfrentar.

Deus está interessado em quem realmente somos. Algumas vezes nós podemos ser enganados por algumas coisas que parecem boas externamente, mas Deus nunca pode ser enganado. Minha família viveu por um tempo em Woodlake, Califórnia – Estados Unidos. Muitas frutas e hortaliças crescem em abundância nessa área, e algumas vezes nossos vizinhos ou pessoas da igreja nos deixavam uma sacola cheia de frutas e hortaliças em nossa porta. Certa noite, chegamos em casa da igreja e nossas filhas estavam com fome. Alguém havia deixado uma sacola de frutas na nossa porta, então minha esposa disse às crianças que comessem algumas das maçãs que essa pessoa havia trazido. Elas começaram a comer, e enquanto comiam se ouviam sons de desagrado. “Uh! Isto não está bom!” As crianças não podiam nos dizer exatamente o que estava errado com a maçã, mas elas sabiam que não tinha um sabor agradável. Quando examinamos as maçãs mais de perto, percebemos que não eram maçãs, mas eram marmelos! Veja como podemos ser enganados pelas aparências, mas Deus não se engana.

No Antigo Testamento, lemos que o Profeta Samuel foi instruído por Deus para ir à casa de Jessé e ungir um dos seus filhos para que fosse o rei. Quando Samuel conheceu o filho mais velho de Jessé, viu que ele era um jovem vistoso e teve certeza que ele era o ungido do Senhor. O Senhor lhe respondeu, “O homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração.” Deus sabe o que está dentro, e escolheu ao invés deste, o filho mais jovem.

Nós não podemos produzir frutos espirituais em nossas vidas da mesma forma que o agricultor não pode produzir frutos em suas árvores. Deus é o Único que fez a semente. Ele é o Único que dá crescimento à árvore, o aparecimento de seus ramos e folhagens, a germinação e a formação do fruto. O agricultor não pode fazer isso, ele somente coopera com Deus. O mesmo é verdade espiritualmente.

Em nossa casa gostamos de decorar uma árvore para o Natal. Normalmente não faz nenhuma diferença que tipo de árvore compramos, porque de qualquer modo não a podemos ver – pois tem um montão de coisas penduradas nela! Mas eu nunca vi um abeto produzir luzes elétricas. Eu nunca vi um pinheiro produzir enfeites de vidro em seus ramos. Essas coisas, somos nós quem as pomos nas árvores.

A Biblia nos diz claramente que, como Cristãos, temos que fazer certas coisas. Envolve ação. No entanto, Deus está mais interessado em quem somos do que no que fazemos. Boas obras não nos salvarão. Podemos fazer todas as boas obras das quais já ouvimos, e não serão suficientes. Podemos ser bem zelosos ao contribuir para o fundo missionário. Podemos dar esmola a um mendigo na esquina da rua. Podemos servir na cozinha ajudando a preparar comida para os outros. Mas se ao mesmo tempo estivermos degradando as nossas esposas ou esquecendo de atender nossos filhos, alguma coisa está errada. Caráter é algo que vem do coração. Bom caráter produzirá bom fruto, mas apregoar boas obras quando o coração não está reto é como pendurar ornamentos em uma árvore. Pode parecer ótimo, mas não é real. Nós nunca teremos Deus em nossas vidas por fazer boas obras, mas uma vez que temos Deus em nossas vidas, então haverá boas obras - bom fruto.

Considere virtude – um dos atributos do caráter que devemos possuir. Em 2 Pedro 1:5 nos foi dito, “acrescentai à vossa fé a virtude” Como podemos conseguir virtude? Fazendo algo virtuoso? Talvez tenhamos decidido sermos bem cuidadosos em nos vestirmos modestamente. Nós podemos fazer isso de forma muito virtuosa, entretanto damos meia volta e criticamos, contestamos ou reclamamos. Se este for o caso, então alguma coisa está errada! Não importa o que dizemos, ou as boas obras que fazemos, ou o que as pessoas pensam de nós, se não temos um coração que queira fazer a coisa certa, então há algo errado. Queremos ter o fruto que vem da alma, porque isso é o que vai nos proteger em tempos perigosos. Uma máscara externa não fará nada por nós quando as provas chegarem.

Alguns membros de nossa igreja estão envelhecendo e enfrentando dores, sofrimentos e solidão – circunstâncias que os deixariam desanimados se não tivessem algo real em seus corações. Em vez de reclamar, eles dizem, “Eu ainda tenho ao Senhor!” Algumas vezes doenças aparecem e destroem o corpo ou a mente, mas não podem tirar do coração o que o Senhor tem feito. Isto é Caráter Cristão. Quando tudo mais se vai, nós ainda temos o que está em nossos corações.

Quando nós temos Caráter Cristão, a evidência está em nossa conduta. Quando uma pessoa é salva existem evidências da sua salvação. Se alguém diz, “Eu sou salvo”, mas continua a mentir, roubar e viver imoralmente, é muito claro que não está salvo. Se você é salvo, sua conduta muda como evidência de que alguma coisa mudou dentro – no coração. Nós lemos em 2 Corintios 5:17, “Se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” Se não há uma mudança de conduta, então o coração não mudou.

A santificação também é uma experiência definitiva que traz uma diferença em nossas vidas. A palavra de Deus nos ensina que a santificação provê limpeza interior da natureza pecaminosa com a qual todos nascemos. Haverá evidências na sua vida que você foi santificado – purificação no interior que se mostrará na sua vida diária.

Quando você recebe o batismo do Espírito Santo você o saberá, e também os outros. O batismo fará uma diferença em você. Haverá um poder novo em sua vida. O seu relacionamento com Deus se moverá para um novo nível, porque o Consolador estará morando em você. Isso se mostrará!

Traços de bom caráter não são aprendidos em um programa de dez passos ou em livros de auto-ajuda. Eles são mais do que apenas tentar fazer o melhor. Eles vêm através do trabalho de Deus no coração. O que vai nos sustentar em tempos de perseguição e perigo será algo que Deus nos tem dado, não algo que nós temos tentado desenvolver com nossas próprias forças. O segredo se encontra em 2 Pedro 1:3, onde diz que “Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou por sua glória e virtude.”

Deus diz, “Sede santos.” Ele não disse para fazermos algo para que aparentássemos santos. Ele diz, “sede” santo. Você não pode fazer a si mesmo santo da mesma forma que não pode salvar-se a si mesmo, mas quando você recebe a santidade de Deus por dentro, sua vida e conduta serão santas e agradáveis à Deus.

Pedro nos instrui no mesmo capítulo, “Acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência, E à ciência temperança, e à temperança paciência, e à paciência piedade, E à piedade amor fraternal; e ao amor fraternal caridade.” (2 Pedro 1:5-7). Ele não nos disse para fazer alguma coisa virtuosa ou piedosa ou boa. Ele nos instrui a sermos virtuosos, piedosos e bons por dentro. Isso é caráter. Deus nos ajudará a sermos assim se orarmos e pedirmos a Ele.

O livro de 2 Pedro não é o único lugar na Bíblia onde podemos encontrar essas instruções de como ser, ao invés de apenas fazer. Sim, há certas coisas que Deus nos diz para fazer, mas há mais coisas que Ele nos diz para sermos. Em Filipenses 2:15 diz, “sejais irrepreensíveis.” Em Apocalipse 2:10 diz, “Sê fiel.” Em Apocalipse 3:2 diz, “Sê vigilante.”

É seu desejo ser como Deus quer que você seja? A ajuda do Senhor está disponível. Este é um alto padrão, e Deus quer nos ajudar a perseverarmos nesta direção. Nós precisamos desta segurança para os últimos tempos. Nós precisamos se quisermos estar prontos para quando Jesus vier. Nós precisamos se quisermos permanecer verdadeiros e fiéis em tempos de perseguição e perigo.

Seu Caráter Cristão resistirá à prova?

Reflexão.

Você pode voar como a águia.

A águia vive bem até 40 anos Nessa idade ela precisa renovar-se ou então morrerá.Ela vai, então, para o alto da montanha.Lá troca seu bico, suas unhas e suas velhas penas.Renovada, lança-se num grande vôo para viver mais 30 anos.Seria bom fazer como a águia!Abandonar as coisas velhas e começaruma nova vida!Alguém pode nos ajudar Jesus, o Filho de Deus, veio trazer vida a todos nós.Ele disse: vida com abundância.Quem crê em Jesus recebe o perdão dos pecados.Começa uma nova vida.Não importa a idade.Não mais sozinho, mas andando com Deus.Medo nunca mais.Fraqueza nunca mais.Agora tem a força renovada por Deus.Veja o que a Bíblia diz: “Até os jovens se cansam, e os moços tropeçam e caem; mas os que confiam no Senhor recebem sempre novas forças.Voam nas alturas como águias, correm e não perdem as forças, andam e não se cansam.” (Isaías 40:30-31)

Você seria capaz de perdoar?

João 8:10-11 Então Jesus pôs -se em pé e perguntou:"Mulher, onde estão eles? Ninguém a condenou?" "Ninguém, Senhor" disse ela. Declarou Jesus: " Eu também não a condeno. Agora vá e abandone sua vida de pecado.

Existe algo que pode arruinar a vida de uma pessoa é o sentimento de culpa! Talvez você tenha feito algo que ainda hoje existe uma ferida aberta, culpa. Você mesmo não se perdoa e isso lhe traz muita dor e tristeza. Em alguns casos existem pessoas ao seu redor que ainda a condena e isso te deixa muito triste. Fico impressionado com o amor de Deus pelas nossas vidas. Quero te dar uma otima noticia - Deus não te CONDENA. Não deixe Satanás te acusar. Neste texto uma mulher foi pega em adultério e todos queriam que ela fosse morta, mas Jesus disse: aquele que não tiver pecado atire a primeira pedra.Um a um,começando dos mais velhos, foi saindo e ficando somente Jesus e a mulher. Com muito amor e carinho, Jesus pediu apenas que ela abandonasse este tipo de conduta. Quero muito anima-los, não importante o pecado Deus sempre estará pronto a nos perdoar e dar uma nova chance, é o que temos cantado.Mas mude a sua conduta. O melhor de Deus ainda está por vir.Dê a volta por cima. Não aceite ficar por baixo.Deus não te quer por cauda mais por cabeça. A atitude é sua...o perdoar é Dele...tenha uma semana de muito perdão de Deus obre a sua vida.

INVEJA

Que sentimento será esse?

Por Dicionário Aurélio: Desgosto ou pesar pelo bem ou felicidade de outrem - Desejo violento de possuir o bem alheio - Objeto de inveja. Vejamos se o Aurélio está certo...

Inveja é um dos sentimentos que pode causar as maiores dores no ser humano. Geralmente, quando existe uma estima de algum objeto de desejo, e ainda se este der status, a inveja se instala. (Diz-se objeto de desejo para coisas não palpáveis também). É fruto também da comparação com as outras pessoas. Ela não existe sem que antes o indivíduo não tenha feito comparações. É a auto-aversão por não ser como os outros são.
É preciso contudo, diferenciar a inveja, da busca do bem-estar. Pode se dizer que é errado trabalhar, lutar para se conquistar o objeto de desejo? O desejo pela conquista do objeto que nos falta, quando feito com humildade e honestidade, não é inveja.
Se uma pessoa destaca-se em alguma atividade, por mais tola que possa parecer, o invejoso está pronto para aparecer e apontar o dedo e tentar minimizar o feito de seu próximo. Um eletrodoméstico novo, um tênis da moda, ou mesmo um brinco bem colocado em combinação com uma roupa extremamente comum, já se torna motivo para elogios, nem sempre sinceros. Surge um sentimento de raiva, de ira, porque geralmente o invejoso sente-se muito mais merecedor da conquista do que o outro. O invejoso não agüenta ter uma outra pessoa invadindo seu território, que em sua lassidão, deixou de ocupar, por pura incapacidade e ou inércia. O invejoso é capaz de boicotar, de fofocar de fazer armadilhas, a fim de destruir o outro. Quer provar, ao menos para si mesmo, que ele é melhor. Mas no seu íntimo, sente-se menor do que os outros, aumenta, se vangloria, enaltece a si mesmo, pois dessa forma abranda o mal-estar do desequilíbrio. Fala excessivamente bem das próprias coisas, procurando diminuir o outro através de crítica. Não percebe muitas vezes suas frustrações, é como se nem existissem, porque logo está de prontidão, pronto para realizar mais um feito de diminuição, descaracterização, burlando suas próprias angústias.
Geralmente, as mulheres exteriorizam mais esse sentimento do que os homens. Estes, procuram outras saídas na exteriorização desse sentimento.
Você com certeza já ouviu frases (ou pensamentos) assim vindas do homem (o que não significa que não venham de uma mulher também):
"Nossa, que bonito carro, gostaria de ter um assim!"
"Que trabalho interessante, queria tê-lo feito!"
"Olha só, que namorado(a) lindo(a), podia ter a mesma sorte!"
Se a surpresa diante de algo, for digna e generosa, não há inveja destrutiva. Trata-se apenas de um incentivo, um grande estímulo para que nos empenhemos em adquirir novas virtudes, produzir melhores trabalhos, realizar melhores conquistas amorosas.
Talvez esse processo todo venha da convivência no ambiente familiar, onde comparações são freqüentes, sem contar com a sociedade, que propaga na mídia processos comparativos, entre as várias marcas apresentadas.
A melhor solução pode estar na forma de utilizar e de encarar a inveja, que, visualizada em termos comparativos pessoais de evolução, do antes e depois, do ontem e do hoje, deixa de ser inveja destrutiva para ser uma inveja de auto-estímulo. Ou seja, o padrão de comparação deixa de ser externo e passa a ser interno.
Aqueles que sabem fazer o bom uso da inveja, utilizam frases assim:
"Nossa, que bonito carro. O meu também me conduz, antes andava a pé!"
"Que trabalho interessante. Eu posso aprender com ele, antes nem sabia como fazer!"
"Que namorado(a) lindo(a). A minha é tão companheira, antes me sentia só!"
O objeto de desejo, só nos dá satisfação, quando a conquista é nossa, e não quando é feita em cima da conquista do outro. Destruir o outro, não fará você chegar aonde o outro chegou. Sua personalidade, desejos, características não são iguais as das outras pessoas, então não adianta usar as demais pessoas como medidas para a vida que é SUA.

Ciúme e Inveja

O ciúme está intimamente relacionado à inveja. A diferença é que a inveja não envolve o sentimento de perda presente no ciúme. Mas ambas são um misto de desconforto e raiva e atormentam aquele que cobiça algo que outra pessoa tem. Quanto mais baixa for a auto-estima, mais propensa está a pessoa de sofrer com um dos dois sentimentos.
Outra diferença entre ambos reside no fato de o ciúme, quando ultrapassa certo limite, se transforma em patologia, coisa que não acontece com a inveja.
Ciúme e inveja desviam o foco de quem os sentem para os cuidados com a própria vida, tão preocupado fica com a vida de outra pessoa. Por outro lado, se enfrentados, podem levar a atitudes positivas como melhorar a aparência, desenvolver novas habilidades e trabalhar a auto-estima.O ciúme está intimamente relacionado à inveja. A diferença é que a inveja não envolve o sentimento de perda presente no ciúme. Mas ambas são um misto de desconforto e raiva e atormentam aquele que cobiça algo que outra pessoa tem. Quanto mais baixa for a auto-estima, mais propensa está a pessoa de sofrer com um dos dois sentimentos.
Outra diferença entre ambos reside no fato de o ciúme, quando ultrapassa certo limite, se transforma em patologia, coisa que não acontece com a inveja.
Ciúme e inveja desviam o foco de quem os sentem para os cuidados com a própria vida, tão preocupado fica com a vida de outra pessoa. Por outro lado, se enfrentados, podem levar a atitudes positivas como melhorar a aparência, desenvolver novas habilidades e trabalhar a auto-estima.

POR UM MUNDO MELHOR

Não tenha teu coração inveja dos pecadores; antes, no temor do Senhor perseverarás todo dia. Porque deveras haverá bom futuro; não será frustrada a tua esperança. Provérbios 23:17,18Hoje você tem uma nova oportunidade de fazer com que este mundo se torne um pouco melhor. É a sua vez de fazer uma diferença usando a sua singularidade muito especial. É bem verdade que talvez ninguém venha a tomar conhecimento da influência positiva que você deixou neste mundo. No entanto você terá dela noção. Mais importante ainda: em razão da realidade de você existir, o mundo será um pouco melhor e mais rico. Você tem necessidade de ser necessário. Todos temos. Pense nisso. Não é maravilhoso? Você pode hoje levantar não apenas seu próprio coração, mas também o espírito de muitos que estão ao seu redor. Torne-se necessário. Faça uma contribuição. O mundo em volta também é seu, e está esperando que você deposite um pouco de você dentro dele. Seja fiel e verdadeiro a essa pessoa singular que é voce.

VOCÊ É ESPECIAL

VOCE é forte...
quando pega sua mágoa e ensina a sorrir.
CORAJOSA/CORAJOSO...
qdo supera seu temor,e ajuda os outros a fazer o mesmo.
FELIZ...
Quando vê uma flor e se vê abençoado.
AMOROSA/AMOROSO...
qdo sua própria dor, não lhe faz cego a dor dos outros.
SÁBIO...
Quando conhece os limites da sua sabedoria.
VERDADEIRO...
Quando admite que há vezes em que vc se engana.
LIVRE...
Quando tem o controle de sí e não deseja controlar os outros.
GENEROSA/GENEROSO...
Quando pode receber tão docemente quanto vc pode dar.
ATENCIOSO...
Quando me vê exatamente como sou, e me trata exatamente como vc é.
RICO/RICA...
Quando nunca precisa mais do que vc tem.

VOCÊ É VOCÊ..
Você é...ESPECIAL...